5 documentários sobre skate para assistir nessa quarentena.
- Gabriel Matta
- 9 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Salve amigos! Estamos vivendo uma crise sem precedentes e diversos sacrifícios se fazem necessários, dentre eles está incluso o nosso rolê de skate. É um momento delicado e é imprescindível manter a calma e seguir as recomendações dos especialistas.
Entendendo que a maioria de nós está em isolamento o Nas Quatro começa aqui uma trilogia de posts sobre coisas que você pode fazer durante essa quarentena, tudo pra manter sua chama pelo skate acesa. E para começar indicamos para vocês 5 documentários pra você assistir no isolamento. Tentamos abranger diversos aspectos do skate nessa pequena lista, entre eles a história, as possibilidades de intervenção social e o skate como ferramenta de expressão pessoal.
FIQUE EM CASA, FIQUE BEM!

Dogtown and Z-boys. (2001)
O documentário dirigido pelo skatista Stacy Peralta aborda a trajetória da equipe de skate da loja Zephyr que foi responsável por uma gigantesca popularização e inesperada revolução da forma de se andar de skate na década de 1970. Na produção foram usadas diversas filmagens originais da época, bem como entrevistas com figuras chave da cultura e indústria do skate. De uma forma muito cativante o filme consegue transpor o cenário sócio-econômico no qual os skatistas estavam envolvidos e também a trajetória de lendas como Tony Alva, Jay Adams e o próprio Stacy Peralta. Há também um docudrama chamado The Lords of Dogtown, em português Os Reis de Dogtown, no qual a mesma história é abordada mas com enredo de Hollywood.
Vida Sobre Rodas. (2010)
Dirigido por Daniel Baccaro aborda a trajetória do skate no Brasil, tratando de vários pontos importantes ao longo das décadas. Desde a proibição do skate em São Paulo em Maio de 1988 até o boom dos skatistas brasileiros nas décadas de 1990 e 2000. Indispensável para qualquer skatista tupiniquim.


Bones Brigade uma Autobiografia (2012).
Os seis mais revolucionários skatistas de seu tempo formaram na década de 1980 uma das mais bem sucedidas equipes de skate da história, a Bones Brigade. O documentário que também foi dirigido por Stacy Peralta, conta com filmagens da época e uma série de entrevistas com os skatistas mais importantes do século 20. Entre eles Tony Hawk, Lance Mountain, Steve Caballero, Duane Peters e inúmeros outros.
Muito da estética do skate que temos hoje é devido às ações comerciais feitas por sujeitos ligados à essa equipe, desde o design de camisetas até as propagandas que são veiculadas na mídia especializada.
PILARES (2020).
A produção mais recente desta lista, o documentário Pilares aborda de uma forma muito criativa e inovadora a prática do skate. Dirigido por Matheus Bastos o curta trás a visão de Pedro Kimura sobre skate, natureza, espiritualidade e a forma como estes universos interagem. Com uma fotografia excepcional a produção foi filmada majoritariamente na Chapada dos Veadeiros no estado de Goiás fazendo com que a cada sequência nossos olhos se encham com as paisagens naturais. Vale ressaltar também a excelente trilha sonora, que harmoniza muito bem com o enredo do documentário.


Aprendendo a Andar de Skate em uma Zona de Guerra (se Você For uma Menina) (2019).
Vencedor do Oscar de melhor documentário em curta-metragem em 2020 a produção dirigida por Carol Dysinger explora o projeto Skatistan localizado na cidade de Cabul no Afeganistão. Durante o filme somos apresentados à dura realidade dos cidadãos de um país desolado pela guerra e que ainda hoje sofre com constantes ataques terroristas. Somadas a esse contexto há ainda as barreiras religiosa e legal impostas às meninas afegãs, tornando o projeto Skatistan uma das únicas alternativas de expressão dessas jovens.
Este documentário ainda não se encontra no YouTube, mas é de amplo acesso em sites de filmes.
Comments